Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Tabagismo – A Acupuntura como auxílio para se parar de fumar


O tabagismo é uma das causas de doenças mais importantes no mundo hoje. Cada dia mais pessoas tem tomado consciência da importância de livrarem-se desse terrível vício e para suprir essa necessidade o campo da saúde como um todo tem buscado oferecer várias ferramentas auxiliares para ajudar o fumante nessa difícil passagem até ver-se livre do vício. O que pouca gente sabe é que a Medicina Tradicional Chinesa, através da Acupuntura e da Fitoterapia, é uma das formas mais interessantes de apoio ao indivíduo que decide parar de fumar.
Para a visão da MTC, o cigarro causa um padrão sério de Secura-Calor no Pulmão, levando ao desgaste prematuro desse Órgão vital. O Pulmão é a fonte da nossa energia (Qi). É ele quem faz a união da energia captada pelo ar que respiramos, com a energia extraída da nossa alimentação, transformando-as em energia aproveitável pelo corpo todo. Assim, os males causados pelo desgaste do Pulmão são inúmeros. Na terceira idade, quando há um declínio natural da nossa energia vital, se torna ainda mais evidente os problemas que esse desgaste pode gerar, levando a uma perda enorme da nossa qualidade de vida, especialmente nessa fase da vida.
O Calor interno gerado pelo cigarro ainda pode afetar outros Órgão e Vísceras, gerando, por exemplo, gastrites (Calor no Estômago), prostatites e cistites (Calor no baixo-ventre). Mas esse Calor, quando generalizado, ou muito concentrado em algum local, num quadro ainda de diminuição da nossa energia de resistência, devido ao desgaste do Pulmão, gera um quadro muito provável de aparecimento de tumores e cânceres.
Na nossa clínica, utilizamos a Acupuntura sistêmica (com as agulhas finíssimas nos pontos pelo corpo todo), a Acupuntura auricular (estimulando os pontos reflexos na orelha) e a Fitoterapia (utilização de ervas fitoterápicas especiais). O casamento dessas 3 ferramentas tem o objetivo de acalmar o paciente, auxiliando-o a passar pelo período de abstinência, diminuir os efeitos da falta de nicotina e por fim, tonificar o Pulmão diminuindo os efeitos prejudiciais do fumo e restabelecendo a saúde desse Órgão. As sessões são feitas normalmente 1 ou 2 vezes por semana e o número de sessões varia de acordo com o momento em que se encontra o paciente, sua resistência física, sua idade e de seu grau de dependência. Além disso são passadas várias recomendações específicas para cada caso, como alimentação adequada e exercícios respiratórios que auxiliam em todo o processo.
Mas, apesar de todas as possibilidades terapêuticas, é fundamental que o paciente tenha criado consciência da necessidade de parar de fumar e esteja munido de toda a sua força de vontade, pois qualquer tratamento anti-tabagismo é um auxiliar à essa decisão, à força de vontade e à iniciativa do indivíduo.
Assim, colocamos abaixo alguns dados sobre as conseqüências do tabagismo:
1) O tabagismo é responsável por cerca de 3.000.000 de mortes evitáveis por ano no mundo ocidental.
2) Aumenta em 10 vezes o risco de câncer nos pulmões e várias vezes o risco de câncer na boca, garganta, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo do útero.
3) Recentemente observou-se que o hábito de fumar está associado com o risco de leucemia, câncer de cólon e próstata.
4) Aumenta em 4 vezes o risco de fraturas no quadril, vértebras e punho.
5) Aumenta em 3 vezes a incidência de AVC e úlcera péptica.
6) Aumenta em 2 vezes o risco de catarata.
7) Causa envelhecimento precoce da pele.
8) Aumenta em 3 vezes o risco de doenças coronarianas.
9) A fumação do cigarro no meio ambiente também é um perigo sério ao não fumante, principalmente às crianças, por aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
10) A fumaça do cigarro contêm mais de 4.500 substâncias químicas e pelo menos 40 delas são conhecidamente cancerígenas.
11) O risco de morte por doença cardíaca é aproximadamente 30% maior em pessoas expostas à fumaça do cigarro no meio ambiente e em casa.
12) Nenhum tipo de cigarro é seguro, mesmo os de baixos teores.
13) A expectativa de vida média é reduzida em 7 anos no grande fumante (cerca de 20 cigarros por dia / 1 maço), sem levar em conta a perda de qualidade de vida por tempo prolongado antes da morte.

Fonte: O Tao da Medicina Chinesa
http://otaodamedicinachinesa.blogspot.com

Acupuntura e Fitoterapia : Um pouco de história


Dr. Wu Tou Kwang

Introdução  
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é bastante ampla e se utiliza da fitoterapia, massoterapia, dietética, ginastica e acupuntura para tratar as mais diversas enfermidades. Como no Ocidente a acupuntura chegou antes e chamou muita atenção por ter sua terapêutica baseada em agulhas, acabou se destacando e passou a ser erradamente vista como o único elemento da MTC.
A filosofia chinesa tem suas raízes nos princípios do Yin e Yang e dos cinco elementos. Como todas as atividades do Oriente baseiam-se nesses conceitos, incluindo a astrologia, a arquitetura, a decoração, a administração, o comércio e a política, a acupuntura e fitoterapia, ramificações da MTC, não podiam ser diferentes. Ao classificar as plantas medicinais como frias, frescas, mornas e quentes, o chineses consideraram seus aspectos yin e yang; e, ao dividi-las em azedas, amargas, adocicadas, picantes e salgadas, aplicaram os cinco elementos.
Por absoluta ignorância, a classe médica ocidental rejeitou a acupuntura por dezenas de anos. Na verdade, foi só a partir de 1972, quando os efeitos da acupuntura na anestesia foram praticamente comprovados, que a comunidade científica mundial reconheceu os méritos da técnica. Na China, a acupuntura e a fitoterapia são praticadas em grande escala por médicos com formação tradicional, enquanto a medicina química do Ocidente é considerada...uma terapia alternativa.
A Civilização Chinesa  
Para compreender a importância e validade da MTC, é importante conhecer a grandeza das contribuições da China para o progresso humano. A civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo. Entre todas, é a única a sobreviver continuamente no tempo, mantendo sua cultura e tradição praticamente intactas. O idioma é o mais antigo ainda em uso no planeta, é o mais empregado no mundo e guarda as características de transição entre o desenho e a escrita moderna.
A civilização chinesa espalhou suas influências por todo o planeta, e muitas delas perduram até os dias de hoje. Arroz, soja, laranja, lichia, kiwi, chá, kung fu, tai chi chuan, qi gong, cama-de-gato, tangram, origami, xadrez chinês, dominó, balões, hibisco e crisântemo tiveram sua origem na China e se tornaram partes da vida moderna nos quatro cantos do mundo. Isso sem contar a culinária, que aliás nada tem a ver com os fastfoods ou as pastelarias! Quem já não ouviu falar ou experimentou biscoitos da sorte, chop suey, rolinho da primavera, frango xadrez, porco agridoce, maçã caramelada, barbatana de tubarão e ninho de andorinha? Os chineses costumam dizer: "Tudo que tem quatro pés, não sendo mesa, pode ser comido".
O restaurante, como local para se ir comer por prazer e ter um convívio social, foi criação dos chineses em 1120 d.C. O mais antigo tratado de estratégia do mundo, A Arte da Guerra, foi um legado de sun Tsu há 2500 anos. Tal obra continua moderna, sendo consultada inclusive nas guerras comerciais e esportivas do século XX - seus princípios foram aplicados no futebol pelo técnico Carlos Alberto Silva. O livro I Ching é considerado uma das obras mais importantes da humanidade. A radiestesia era praticada na China há 4200 anos - existe uma xilogravura milenar mostrando o imperador Kwang Yu com uma forquilha radiestésica; ele foi célebre pela capacidade de descobrir jazidas minerais, lençóis de água, objetos escondidos e para determinar os trabalhos da terra de acordo com as diferentes estações.
Querem mais? Os chineses foram os pais da aeronáutica, inventaram a pipa, a pólvora, os fogos de artifício e soltaram os primeiros foguetes sinalizadores.
A Expansão da Acupuntura  
A acupuntura é, sem a menor dúvida, uma das formas de tratamento mais antigas do nosso planeta. Os maias já conheciam a circulação de energia nos meridianos do corpo físico e descreviam inclusive alguns canais energéticos do corpo eterico. Os índios brasileiros intuitivamente aprenderam a estimular regiões do corpo com instrumentos pontiagudos, como espinhos de plantas e ossos de animais, mas foram os chineses que sistematizaram, preservaram e divulgaram essa técnica até o século XX, graças à invenção do papel e da imprensa.
No século VI, a acupuntura chegou à Coréia e ao Japão. No século XVII, alcançou a Europa através da Rota da Seda, mas era vista como curiosidade, representando um método bárbaro praticado por povos estranhos.
No ano de 1900, Soulié de Morant, diplomata francês situado em Pequim, conheceu a acupuntura durante uma epidemia de cólera na região. Certo empregado da embaixada estava doente e um médico chinês foi convocado para aplicar acupuntura nele. Vendo a eficácia do tratamento, Morant passou a estudá-lo durante os 30 anos seguintes em vários hospitais da China, Japão e Coréia, e chegou a escrever para seu governo sobre as vantagens de implantar a acupuntura na França.
Ao retornar a seu país em 1930, o diplomata resolveu demonstrar a terapia das agulhas para seus amigos e médicos. Ele foi tão ridicularizado e marginalizado que chegou a pensar em esquecer que um dia havia conhecido aquilo. No entanto, um dos médicos o encorajou a escrever sobre suas experiências e Morant acabou lançando o livro Compêndio da Verdadeira Medicina Chinesa. Mas o destino não foi generoso com o diplomata: após alguns anos, o médico Roger de La Fuye decidiu fundar uma associação e o excluiu pelo simples fato de Morant não ser formado em medicina.
A acupuntura teve grande divulgação em 1972 com a visita do então presidente Richard Nixon à China. Um dos jornalistas de sua comitiva foi operado de apendicite aguda num hospital de Pequim e no pós-operatório apresentou dores e distensão abdominal. Veio um médico chinês e eliminou os sintomas prontamente fazendo uso da acupuntura. Durante a convalescença, o jornalista descobriu que a técnica era utilizada para anestesias naquele hospital. A notícia percorreu o mundo e muitos neurofisiologistas passaram a pesquisar o assunto com seriedade, chegando a desvendar parte dos mecanismos da acupuntura.
Nos EUA, os responsáveis pela introdução da terapia ao povo foram os imigrantes chineses. Um americano havia aprendido acupuntura em Hong Kong e passou a aplicá-la em Nova York, sendo perseguido pela comunidade médica, o que deu origem a um processo judicial. Hoje, a acupuntura é aceita em todos os 53 estados americanos, e em 37 deles pode ser praticada por profissionais sem formação em medicina ocidental. No momento, existem 40 faculdades de medicina oriental nos EUA, e os remédios chineses passaram a constituir um sério concorrente para a indústria farmacêutica.
No Brasil, a acupuntura foi introduzida pelos imigrantes orientais há 100 anos, e o precursor ocidental foi o professor Friedrich Spaeth, que praticava a terapia no eixo São Paulo - Rio.
O Que, afinal, é Acupuntura?  
A medicina tradicional chinesa indica dietas, tai chi chuan, qi gong, meditação, orações, quiroprática, farmacoterapia, acupuntura e até cirurgia no tratamento das enfermidades. Os chineses consideram as doenças como bloqueios da circulação de qi (energia), o que gera desequilíbrios energéticos entre meridianos e órgãos, provocados por distúrbios alimentares, emocionais ou climáticos. Neste contexto, a acupuntura visa normalizar a circulação de energia através de estímulos físicos e químicos em determinados pontos do corpo, novamente fazendo uso do conceito yin/yang e dos cinco elementos.
Hoje, alguns médicos acupunturistas ocidentais, fascinados pela alta tecnologia, renegam a tradição dizendo que a acupuntura atua no sistema nervoso central como simples inibição competitiva da dor, ou apenas como estímulo para a produção de endorfinas. Isto é ignorar a verdadeira acupuntura, que vem sendo praticada há 3 mil anos, e optar pela medicina ocidental moderna, que conta com meros cem anos de existência.
A palavra acupuntura significa furar com agulha ( acu: agulha; puntura: furar ) e causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Isto não é verdade. Os pontos e meridianos podem ser estimulados por dedos, agulhas, calor, eletricidade, magnetismo, cores, música, ultra-som, laser, injeção, fio cirúrgico, ativadores da acetilcolinesterase ( cloreto de Césio, cloreto de Lítio, uréia, carbonato de Lítio, etc), martelo de 7 pontas, esparadrapo, escova de dentes, carretilhas, espátulas, lixas, passes, movimentos, respiração e qi gong. Com isso, podemos concluir que acupuntura não é apenas furar com agulha.
Pontos e Meridianos  
Nosso corpo possui canais superficiais e canais profundos, com trajetos longitudinais transversais ou diagonais, por onde circula o qi. Os canais interligam todas as regiões, estruturas e órgãos do corpo. Alguns, com trajetos superficiais, foram chamados de meridianos e neles localizam-se pequenas áreas denominadas pontos. Existem 361 pontos nos doze meridianos principais e nos dois meridianos da linha mediana. Nas últimas décadas, descobriram-se novos meridianos e pontos, e foram localizados os microssistemas, que contêm pontos representando todo o corpo nas regiões da orelha, nariz, face, língua, couro cabeludo, mãos, pés, abdome, dorso, íris e dentes.
A auriculoterapia ( microssistema dos pontos da orelha ) foi descoberta em 1953 por Paul Nogier. A craneopuntura (microssistema dos pontos do couro cabeludo) foi descoberta pelo neurocirurgião Chiao Sun Fa, em 1971. O médico alemão Reinhold Voll descobriu, na década de 50, uns 500 pontos e os chamados oito meridianos degenerativos, além da relação dos pontos de acupuntura com órgãos, funções e tecidos.
Nos últimos 50 anos, pesquisas revelaram que os pontos de acupuntura apresentam maior concentração de terminações nervosas, densidade aumentada de neurotransmissores e reduzida impedância elétrica. Hoje, todos os pontos e meridianos descritos no livro Nei Jing apresentam comprovações anatomofisiológicas, eletrônicas, fotográficas, radioisotópicas e são detectados pela ressonância nuclear magnética.
A acupuntura não está isolada da medicina ocidental moderna e nem das terapias alternativas. Todos os pontos descobertos pelas outras disciplinas já eram conhecidos pelos chineses há milhares de anos. Os chakras dos indianos, os pontos motores da fisioterapia, os pontos de Weihe dos homeopatas e os pontos eletropermeáveis de Nakatani são todos pontos de acupuntura. Os pontos, meridianos e princípios da medicina oriental são usados pela cinesiologia aplicada e pela biocibernética bucal. Há inclusive relações entre o irido diagnóstico e a acupuntura.
As teorias  
A acupuntura pode ser explicada de várias formas. A explicação mais antiga e provavelmente a mais completa está na Teoria Energética. A energia circula no corpo por todos os meridianos, órgãos, vísceras e tecidos. Quando a energia circula fluentemente e a proporção entre os componetes yin e yang está equilibrada, o ser vivo tem saúde. Havendo obstáculos na livre circulação da energia ou desequilíbrio entre yin e yang o ser vivo não tem saúde, embora não necessariamente esteja doente na concepção da medicina química ocidental.
O estímulo dos pontos e meridianos visa restabelecer o equilíbrio energético e a saúde. Como os desequilíbrios precedem as doenças, a acupuntura é uma medicina não apenas curativa, mas também preventiva.
Com base nas comprovações científicas de que existe a liberação de endorfinas no líquido cefalorraquidiano e em outras estruturas nervosas, obtidas por estímulo prolongado dos pontos de acupuntura, e que as endorfinas são substâncias semelhantes à morfina, mas com efeito analgésico cem vezes mais potente, talvez esteja aí a explicação para os fenômenos analgésicos e psíquicos da técnica.
Indicações  
A acupuntura ganhou reconhecimento popular como um excelente tratamento para as dores. Agindo como equilibradora das energias circulantes, ela serve para prevenir e tratar qualquer doença dos seres vivos, vegetais ou animais. Nos humanos, funciona desde os recém-nascidos até os bem idosos.
Suas indicações mais frequentes são no tratamento das síndromes provenientes de lombociatalgias, cervicobraquialgias, bursite de ombro, tenosinovites, LER, enxaquecas e sinusites, mas deve-se ressaltar que a acupuntura não é indicada apenas para tratar fenômenos dolorosos. A técnica também é eficaz na bronquite asmática, rinite alérgica, sinusite, paralisia facial, vertigens e zumbidos, impotência sexual, alterações do ciclo menstrual, distonia neurovegetativa, ansiedade, herpes, adenoma de próstata, estrabismo adquirido, fraqueza dos membros inferiores, dores de pé persistentes após revascularizações, neuropatia diabética, sequelas de derrame cerebral, sequelas de paralisia cerebral, calvície, obesidade, tabagismo, toxicomania, estética facial ou corporal, cicatrizes, etc.
Na pediatria, pode tratar resfriados frequentes, asma brônquica, diarréias crônicas e até choros noturnos - tudo isso utilizando apenas escova de dentes, palitos de fósforo ou de dentes, moeda, espátula e cigarro. A única queixa das mães é que a escovação da pele pode causar cócegas e os bebês ficam brincando, o que dificulta a sessão.
Quanto aos vícios, tabagismo, obesidade, toxicomania e alcoolismo, devemos lembrar que a acupuntura não foi inventada para isso. Na Antiguidade, tais problemas não existiam. Esses males são fruto da sociedade moderna, e entram em jogo muito dinheiro e propaganda. O combate aos vícios não é fácil, mas a acupuntura realmente pode auxiliar diminuindo a ansiedade, reduzindo a vontade de comer, fumar ou beber, alterando o paladar, provocando mal-estar quando a pessoa fuma ou bebe, dando sensação de bem-estar físico e mental. De qualquer maneira, a terapia não é milagrosa e precisa do desejo e vontade do paciente, bem como da cooperação dos familiares e amigos.
Apesar de todas as vantagens, por falta de esclarecimento e pelo medo, até hoje muitos vêem a acupuntura como um tratamento doloroso, onde o paciente é sadicamente torturado por agulhas, o que quase sempre torna a acupuntura uma das últimas opções terapêuticas. O paciente recorre ao acupunturista em caso de desespero total, após esgotar toda a ciranda dos tratamentos disponíveis. Geralmente já passaram pela medicina química ocidental, fisioterapia, cirurgia, fitoterapia, simpatias, homeopatia, curas espirituais, etc. Com isso, os acupunturistas praticamente só recebem "abacaxis e pepinos", e apesar dos pesares têm obtido excelentes resultados!
A acupuntura pode tratar desde simples distúrbios energéticos até as chamadas doenças orgânicas. A técnica tem múltiplas indicações e pode ser associada a qualquer outra forma de terapia. Digo mais: todas as pessoas devem conhecer meridianos e pontos, e aprender a se equilibrar através de estimulações digitais ou instrumentais. Com isso, fica mais fácil manter a saúde, prevenindo e tratando as doenças em suas fases iniciais.
Sem dúvida, a milenar acupuntura estará ocupando um papel cada vez mais preponderante no Terceiro Milênio, quando a saúde e a qualidade de vida estarão ocupando um espaço cada vez maior nas prioridades do ser humano.
-
Fonte:

Eficacia da Acupuntura, segundo o Organização Mundial da Saúde (OMS).


A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.
A seguir apresentamos o resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.
Afecções físicas:
distensão muscular
alivio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos
dor cervical
eficácia em 67% dos casos
pescoço rígido
cura obtida em 80% dos casos após 1 sessão
espondilose cervical
melhora significativa
dor aguda na coluna
melhora imediata da dor
aumento significativo na flexão-extensão das costas
ganho na condição de manter o corpo ereto
dor lombar
eficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional)
ciática
acupuntura distal com agulha superficial: eficácia em 72% dos casos
acupuntura local com agulha profunda: eficácia em 96% dos casos
inflamação no tórax e costelas
cura obtida em 65% dos casos
dor no joelho
eletro-acupuntura: alivio completo da dor em 65% dos casos
“cotovelo de tenista”
eficácia em 62% dos casos
alívio da dor em 80% após a 1 sessão
periartrite no ombro
cura obtida em 66% dos casos
fibromialgia
melhora significativa
fascite na planta do pé
melhora significativa
osteoartrite
eficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional)
artrite reumatóide
acupuntura: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casos
eletro-acupuntura: alívio da dor em 90% dos casos
gota / artrite
melhora em 100% dos casos
redução do ácido úrico similar à medicação convencional
Afecções de pele:
acne
shiatsu / tuina: a acne desapareceu em 42% dos casos após 30 dias de tratamento
acupuntura: a acne desapareceu em 59% dos casos após 10 dias de tratamento
eczema
melhora razoável
irritação na pele
melhora significativa
micose
desaparecimento em 53% dos casos após 3 meses (eficácia superior ao tratamento com vitaminas C e E)
herpes zoster
desapareceram a dor e as sarnas após 1,5 a 6 dias
psoriasis vulgar
cura obtida em 85% dos casos
psoriasis eritroderma
melhora significativa em 50% dos casos
psoriasis pustular
melhora significativa em 50% dos casos
Afecções no pulmão e vias respiratórias:
gripe comum
melhora razoável
dor de garganta
melhora em 90% dos casos
amidalite
alívio significativo da dor e da febre
rinite alérgica
eficácia em 97% dos casos (superior e mais duradoura que a medicação convencional)
bronquite aguda
melhora significativa
asma
efeito antiasmático em 93% dos casos
maior ventilação pulmonar em 68% dos casos
doença pulmonar obstrutiva crônica
melhora significativa após 3 semanas
Afecções no coração:
hipertensão
eficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
hipotensão
a pressão foi normalizada em 95% dos casos
doença coronariana e angina
melhora dos sintomas 85% dos casos
melhora na dor em 74% dos casos
melhora no eletrocardiograma em 69% dos casos
doença cárdio-pulmonar crônica
eficácia em 90% dos casos
neurose cardíaca
eficácia superior à medicação convencional
Afecções no fígado e vesícula biliar:
cólica biliar
eletro-acupuntura: eficácia em 72% dos casos
acupuntura: eficácia em 94% dos casos
cálculo na vesícula biliar
cura obtida e melhoria das funções biliares em 92% dos casos
hepatite B (vírus portador)
o vírus ficou negativo em 30% dos casos
o organismo produziu anticorpos em 50% dos casos
Afecções no estômago e intestinos:
dor abdominal
shiatsu / tuina: melhora em 96% dos casos após 1.3min
acupuntura: melhora em 98% dos casos
cólica estomacal
alívio da dor em 98% dos casos
cólica intestinal
alívio da dor em 98% dos casos
espasmo gastro-intestinal
alívio da dor em 98% dos casos após 30 min
soluços
melhora significativa
náuseas e vômitos
eletro-acupuntura: eficácia similar à medicação
acupuntura: eficácia em 90% dos casos
magneto-acupuntura: eficácia em 93% dos casos
moxa: eficácia em 98% dos casos
diarréia
melhora significativa
constipação
melhora significativa
hiperacidez no estomago
eficácia em 95% dos casos
gastrite crônica
melhora significativa
úlcera
acupressura: eficácia em 80% dos casos
acupuntura: eficácia em 97% dos casos
cólon irritado
melhora significativa em 93% dos casos
enterite (inflamação bacteriana no intestino)
cura obtida em 87% dos casos
a cultura de fezes ficou negativa após 7 dias
hemorróidas
moxa: cura obtida em 77% dos casos
Afecções no rins:
cólica renal
alívio da dor em 100% dos casos
calculo renal
eletro-acupuntura: pedras expelidas em 78% dos casos
acupuntura: cura obtida em 90% dos casos
retenção urinária traumática
eficácia superior à medicação convencional
incontinência
melhora significativa
infecção urinária recorrente
desobstrução do trato urinário em 85% dos casos
Afecções do sistema circulatório:
síndrome de raynaud (mãos e pés frios)
melhora significativa
aumento considerável do fluxo sanguíneo
flebite
melhora significativa
dor em tromboangite
eficácia em 93% dos casos
excesso de gordura no sangue
diminuição em 90% dos casos
Afecções do sistema nervoso:
enxaqueca
eficácia em 80% dos casos
tontura
eficácia em 75% dos casos
neuralgia do trigêmeo
efeito analgésico em 100% dos casos
neuralgia (dor dos nervos)
efeito analgésico em 100% dos casos
dor radicular (raízes dos nervos)
laser-acupuntura: melhora significativa
distrofia reflexa do simpático
melhora razoável
bexiga neurogênica
eficácia consideravelmente mais rápida que o tratamento convencional
lesão crânio-cerebral
cura obtida em 86% dos casos
arteriosclerose
eletro-acupuntura: aumento da memória, da inteligência e da capacidade de cuidar de si mesmo em 68% dos casos
coma
recuperação em 59% dos casos
AVC – seqüela: hemiplegia
recuperação em 66% dos casos
AVC – seqüela: perda da força muscular
recuperação em 75% dos casos
AVC – seqüela: desvio da boca e paralisia da fala
recuperação em 76% dos casos
AVC – seqüela: dificuldade de articular palavras
eficácia em 90% dos casos
paralisia facial
acupuntura: cura obtida em 77% dos casos
acupuntura c/ transfixação de pontos: cura obtida em 91% dos casos
acupuntura c/ sangria: cura obtida em 96% dos casos
paralisia causada por poliomielite
eficácia superior à medicação convencional
febre hemorrágica epidêmica
moxa: regula a micção, cura a perda de proteína pela urina e reduz o inchaço dos rins
Afecções do sistema endócrino:
obesidade
supressão do apetite em 95% dos casos
diabetes mellitus
redução do açúcar do sangue em 20% dos casos
Afecções dos órgãos dos sentidos:
olhos
sensibilidade
melhora em 50% dos casos
dor
eliminação da dor em 90% dos casos
secura nos olhos
aumento significativo dos fluidos dos olhos
conjuntivite
melhora razoável
vista turva
cura obtida em 50% dos casos
daltonismo
discriminação das cores melhorou após 3 cursos de tratamento de 7-12 dias cada