Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Acupuntura é opção para tratamentos emocionais, como a depressão

Problema de saúde ou de distúrbios emocionais como ansiedade, pânico, estresse, enxaqueca, hipertensão, irritabilidade ou insônia são muito comuns hoje em dia. A falta de tempo, o excesso de informação e o ritmo acelerado de trabalho fazem com que as pessoas fiquem doentes e não tenham qualidade de vida.

Dentre tantos problemas, um dos que mais tem chamado atenção devido ao número cada vez mais crescente de pessoas sofrendo é a depressão. Atualmente, a depressão afeta de 5% a 15% da população mundial, o que representa algo em torno de 9 a 28 milhões de brasileiros.

Tudo começa, muitas vezes, com crises de choro constante, tristeza profunda, baixa auto-estima e pessimismo com relação à vida. Além disso, em alguns casos a pessoa sente falta de energia, a perda de interesse e prazer nas atividades cotidianas, dificuldade de conviver em ambientes sociais e até insônia.

Esse distúrbio emocional muitas vezes acaba sendo confundido com tristeza, com a reação triste diante de uma perda concreta. Na verdade, a depressão é uma reação aparentemente inexplicável de desânimo e de tristeza, em que a pessoa se considera sem valor, que não é compreensível pelo que se passa a volta dela. Ela está tendo uma reação exagerada de tristeza em relação aos problemas reais que ela tem.

Está comprovado que a acupuntura é um tratamento rápido, pois estimula a produção dos hormônios da alegria (adrenalina), da dor (endorfina), do sono (melatonina).

A acupuntura é uma técnica baseada em métodos da medicina tradicional chinesa, que surgiu há cerca de 5.000 a.C. Além de visar o equilíbrio, pode ajudar a solucionar diversos problemas de saúde e emocionais.

O tratamento se dá na inserção de agulhas de aço inox descartáveis nos meridianos do corpo. O principal objetivo da técnica é tratar o ser humano como um todo. Como conseqüência existe uma melhora significativa nos problemas que o indivíduo possui.

Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença e, assim, determinar o melhor tratamento, tempo e pontos a serem escolhidos. O pulso do paciente informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Além disso, a avaliação da língua (cor, forma e saburra), por exemplo, possibilita identificar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras.

Cada sessão dura em torno de 30 minutos e é recomendada uma por semana durante três meses. Após este período é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle. A acupuntura tem se mostrado muito eficiente para tratar distúrbios como insônia, ansiedade, falta de libido, dores, e até doenças mais complexas como síndrome do pânico, Mal de Alzheimer, entre outros.

Aparecida Enomoto, especialista em acupuntura, afirma que a técnica é uma excelente forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.

— A acupuntura não trata a doença e, sim, o doente, já que o princípio da técnica está no Sistema Nervoso Central, que tem a função de defender o corpo humano de agressões.
Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da técnica ou têm preconceito. As agulhas não provocam efeitos colaterais. Mas, para evitar que as agulhas sejam colocadas em locais contraindicados, é importante procurar por um profissional qualificado, que tenha boas indicações e que conheça muito bem anatomia.
Fonte: Jornal Zero Hora

Acupuntura muda percepção e processamento da dor no cérebro




Em mais um estudo que procura determinar a eficácia da acupuntura, pesquisadores alemães usaram exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o cérebro dos pacientes durante o tratamento.
Foram capturadas imagens do cérebro enquanto os voluntários recebiam estímulos dolorosos - uma parte deles recebendo o tratamento de acupuntura e outra parte não.
Os resultados indicam a eficácia da acupuntura contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, mas detectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.
Ressonância magnética funcional
"Até agora, o papel da acupuntura na percepção e no processamento da dor tem sido controverso," diz a pesquisadora Nina Theysohn, do Hospital Universitário de Essen.
"A ressonância magnética funcional nos deu a oportunidade de observar diretamente as áreas do cérebro que são ativadas durante a percepção da dor e ver as variações que ocorrem com a acupuntura," explica.
A ressonância magnética funcional mede as minúsculas mudanças metabólicas que ocorrem em uma parte ativa do cérebro, enquanto o paciente realiza uma tarefa ou é exposto a um estímulo externo específico.
No estudo, 18 voluntários saudáveis foram submetidos à fMRI enquanto um estímulo elétrico doloroso era-lhes aplicado ao tornozelo esquerdo.
As agulhas da acupuntura foram colocadas em três pontos no lado direito, incluindo entre os dedos, abaixo do joelho, e perto do polegar.
Processamento da dor no cérebro
Os pesquisadores então compararam as imagens e os dados obtidos com as sessões de fMRI sem acupuntura com os dados das sessões de fMRI com a acupuntura.
"A ativação das áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada sob a acupuntura," disse a Dra. Theysohn.
Durante a estimulação sem acupuntura, a fMRI revelou ativação significativa na área motora suplementar contralateral, no córtex somatossensorial, na ínsula bilateral precuneus e no córtex somatomotor ipsilateral.
Durante a acupuntura, a ativação na maioria dessas áreas de processamento da dor no cérebro foi reduzida significativamente.
Dor e expectativa de dor
Segundo a Dra. Theysohn, além dos efeitos específicos na sinalização da dor, a acupuntura também afetou a ativação cerebral em áreas que regem as expectativas de dor dos pacientes, semelhante a uma resposta analgésica de placebo.
"Acredita-se que a acupuntura aja por meio de pelo menos dois mecanismos não-específicos baseados na expectativa e na modulação específica da sinalização da dor," explica a pesquisadora.
"Nossas descobertas sustentam que esses dois mecanismos inespecíficos e o mecanismo específico de fato existem, sugerindo que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor," conclui.

Fonte: Diário da saúde
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-percepcao-processamento-dor-cerebro&id=6549