Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sábado, 27 de agosto de 2011

A acupuntura ajuda pacientes com Síndrome de Ovários Policísticos


Acupuntura combinada com atividade física freqüente é fundamental para reduzir os desequilíbrios hormonais nas mulheres que sofrem da síndrome dos ovários policísticos (SOP), de acordo com um relatório recente da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
O distúrbio comum, marcado pela ovulação irregular ou sem menstruação e / ovários cheios de ovos imaturos (policístico) – é conhecido por afetar até 10 por cento de todas as mulheres em idade fértil nos Estados Unidos.
O estudo publicado no American Journal of Physiology – Endocrinology and Metabolism revelou que quatro meses de tratamento com acupuntura combinadas com a estimulação elétrica reduziu os níveis de testosterona em mulheres com SOP em 25%.
O estudo incluiu um grupo de mulheres com SOP que foram tratadas com agulhas de acupuntura, onde foram estimuladas manualmente e com uma fraca corrente elétrica de baixa freqüência que foi, em certa medida, semelhante ao trabalho muscular. Um segundo grupo foi orientado a se exercitar pelo menos três vezes por semana, enquanto um terceiro grupo funcionou como controle. Todos foram informados sobre a importância de exercícios regulares e uma dieta saudável.
Grupos tratados separadamente com o exercício ou a acupuntura melhoraram tanto em relação a peso, níveis de testosterona, acne e regularidade menstrual, segundo o estudo.
O estudo mostra que a acupuntura e exercícios reduzem os altos níveis de testosterona e levam a regular a menstruação”, disse o docente professor adjunto Elisabet Stener-Victorin em um comunicado publicado. Dos dois tratamentos, a acupuntura se mostrou mais eficaz.”
Stener-Victorin também afirmou que o estudo pode também indicar pistas sobre as causas da SOP, que ainda não foram determinadas.
Nós recentemente demonstramos que mulheres com SOP têm uma alta atividade do sistema nervoso simpático, a parte que não é controlado por nossa vontade, e que tanto a acupuntura e os níveis de exercício regular de atividade reduzida neste sistema comparado com o grupo controle, podem ser uma explicação para os resultados, disse Stener-Victorin.

Fonte: www.reabilitta.com.br

Alívio da neuralgia do trigêmio com acupuntura


(NaturalNews) Um estudo recente na revista Medical Acupuncture demonstrou um efeito benéfico quando se administrou acupuntura aos pacientes que estavam sofrendo de neuralgia do trigêmeo (NT). Neuralgia do trigêmeo (NT) manifesta-se com pontadas ou dor tipo choque elétrico ao longo do trajeto do nervo trigêmeo. O desconforto é geralmente sentido em apenas um lado da face, geralmente na área da bochecha, olho e na parte inferior do rosto. O mecanismo de produção da dor não é totalmente compreendido, mas os estudos sugerem que a TN é associada freqüentemente com a desmielinização de fibras sensoriais do trigêmeo.
Embora alguns pacientes respondam a doses moderadas de droga, única terapia e descompressões microvasculares, muitos outros pacientes sofrem com as prolongadas abordagens de tratamento sem sucesso. Isso inclui grandes doses de medicamentos com efeitos adversos, as complicações relacionadas à cirurgia, no pós-operatório e recidiva dos sintomas. Os efeitos colaterais das medicações antiepilépticas várias vezes prescritas para pacientes TN incluem tonturas, ataxia, náuseas, vômitos, alterações hematológicas e arritmia cardíaca. Além disso, uma alta proporção de pacientes TN tomam medicamentos analgésicos, incluindo narcóticos.
Todos os sete participantes do sexo feminino e 4 dos 5 homens no estudo responderam favoravelmente à acupuntura. Cinco dos pacientes foram capazes de interromper a medicação após a remissão completa da TN. Um desses cinco participantes exigiu apenas 2 sessões de acupuntura para atingir a remissão completa, enquanto os outros foram necessários 3 a 9 sessões para obter este resultado.
A acupuntura foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Saúde como uma modalidade terapêutica científica com uma capacidade efetiva de alívio da dor. A vantagem dos tratamentos de acupuntura é que eles são praticamente desprovidos de efeitos colaterais e extremamente seguros. Postula-se que a inserção de agulhas de acupuntura provoca maior fluxo sanguíneo para a área afetada. Com vários tratamentos com acupuntura, o efeito cumulativo pode realmente levar a reparação nervosa, no caso das fibras sensoriais do trigêmeo desmielinizadas, mencionada no início.
Plantas medicinais podem também ser usadas em conjunto com o protocolo de acupuntura acima para aumentar o seu efeito.
O estudo TN acima mencionado conclui que o tratamento com acupuntura deve ser considerado antes de uma intervenção mais invasiva. No entanto, deve-se notar que este estudo em particular tinha um grupo relativamente pequeno de participantes, e não utilizava um formato randomizado e duplo-cego.
Fontes para este artigo:

Acupuntura alivia os sintomas da fibromialgia


Natural News – Evidências sugerem que a acupuntura reduz os sintomas da fibromialgia, segundo um estudo da Clínica Mayo.
A fibromialgia é uma doença considerada incapacitante por muitos, e é caracterizada por dor crônica musculoesquelética difusa e sintomas tais como fadiga, rigidez articular e distúrbios do sono. Nenhuma cura é conhecida e os tratamentos disponíveis são apenas parcialmente eficazes.
O estudo da Clínica Mayo envolveu 50 pacientes com fibromialgia inscritos em um ambiente controlado, randomizado para determinar se a acupuntura melhorou seus sintomas. Os sintomas dos pacientes que receberam acupuntura melhoraram significativamente em relação ao grupo controle, de acordo com o estudo publicado na edição de junho da revista Mayo Clinic Proceedings.
“Os resultados do estudo convenceram que há algo mais do que o efeito placebo para a acupuntura”, diz David Martin, MD, Ph.D., autor principal do artigo”. Isso reforça uma série de impressões clínicas que esta técnica é útil para os pacientes.
Cada vez mais, os pacientes estão interessados ​​em seguir técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, em conjugação com os seus principais cuidados médicos, segundo relato do Dr. Martin.
O estudo dá credibilidade à crença do paciente de que métodos não tradicionais podem melhorar sua saúde. No julgamento da clínica Mayo, os pacientes que receberam acupuntura para combater os sintomas da fibromialgia relataram melhora no cansaço e ansiedade, entre outros sintomas. A acupuntura foi bem tolerada, com efeitos colaterais mínimos.
O estudo da clínica Mayo é um dos três únicos estudos randomizados e controlados envolvendo pacientes com fibromialgia. Dr. Martin diz que o estudo da Mayo demonstra que a acupuntura é útil, e também comprova que se pode realizar um rigoroso estudo da acupuntura. Futuras pesquisas podem ajudar os médicos a entender que as condições médicas respondem melhor à acupuntura, como aplicá-la para melhorar o alívio dos sintomas, e quanto tempo os pacientes podem ter seus sintomas diminuidos após cada tratamento.
Dr. Martin realizou o estudo na Mayo Clinic de Rochester, com co-autoria de Inês Berger, MD; Christopher Sletten, Ph.D., e Williams Brent.

Fonte: www.reabilitta.com.br

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reiki


          O ideograma acima é formado por duas letras do alfabeto japonês (Kanji) que simbolizam a palavra Reiki.
          Rei : é a Sabedoria Universal, a Fonte Primeira, Deus/deusa, o Criador, Aquele que é, a Chama, o Buda, Cristo, Btahnma, a Ordem Natural, o Todo, Tupã, a Energia. Cada civilização, cada cultura, em seu tempo e costume, conheceu ou conhece por um nome diferente.
           Ki : significa Energia Vital. Os hindus chamam de Prana, os chineses de Chi, os egípcios chamavam de Ka, os gregos Pneuma, os judeus Nefesh, os Kahuna da Polinésia chamam de Mana, os russos de Bioenergia, os alquimistas de Fluido da vida e os cristãos de Luz ou Espírito Santo.

            Reiki: É a energia natural, harmônica e essencial a todo ser vivente. É a dádiva da Luz ás criaturas vivas. Reiki é a energia vital (Ki), direcionada e mantida pela sabedoria universal ( Rei).

Reiki é um poderoso sistema de cura natural que transfere energia vital, harmônica e essencial do Universo a todo ser vivente.
Acredita-se que tenha origem no Tibet, há milhares de anos, mas, no final do séculoXIX, Mikao Usui, um monge japonês e estudioso das religiões, procurava respostas sobre o método de cura que Jesus e Buda usavam em seu tempo. Percorreu parte da China e Índia nesta busca, mas foi no próprio Japão, em um monastério budista, que achou a resposta em pergaminhos escritos em sânscrito por um monge. Nestas escrituras, Usui tomou contato com a técnica do Reiki, passando longos anos estudando-as. Portanto, foi Mikao Usui que redescobriu como usar o Reiki, a forma como conhecemos até hoje. Reiki é a “força da vida”, a força que nos mantém vivos. Quando a energia Reiki não flui, nossos corpos físicos cessam de existir. As civilizações e as culturas, na sua era e costume, têm nomes próprios para esta energia: o prana, o mana, o chi e o espírito, Ka, Pneuma, Nefesh, Luz, dentre outros, são alguns exemplos. A energia Reiki ajuda a curar todas as criaturas vivas nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. O mestre de Reiki e o Reikiano são canais para esta energia. Quando uma pessoa é iniciada ela se transforma num canal da energia Reiki, que entrará pelo seu Chakra Coronario, passando pelo Chakra Cardíaco e fluirá pelas mãos. Ele manterá esta habilidade por toda a vida. A energia de Reiki é inteligente e precisa. O Reiki funciona independente da sua opinião, ele é uma força da vida que vem de sua fonte não importa como a chamamos.

OS PRINCÍPIOS DO REIKI:

1- Só por hoje, não vou me enfurecer.
2- Só por hoje, não preocuparei.
3- Hoje, eu contarei com todas as minhas bençãos.
4- Farei o meu trabalho honestamente
5- Hoje, serei grato por todas as criaturas vivas.

         Estes são os cinco princípios do Reiki estabelecidos por Mikao Usui, o Mestre Maior do Reiki, e seu descobridor na forma como o conhecemos hoje.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO REIKI:
  • Relaxamento profundo;
  • Eliminação de Bloqueios;
  • Desintoxicação;
  • Aumento da Frequência Vibratória;
  • Equilíbrio do Ser;
  • Complemento de tratamentos médicos;
  • Atenuação dos efeitos secundários das medicações tomadas;
  • Alívio de Angústias, Depressões e Stress.

O Reiki é um método científico de recomposição energética reconhecido como terapia alternativa pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que só pode ser ministrado por um especialista da área.
A terapia Reiki pode ser utilizada sozinha ou como complemento terapêutico junto com técnicas convencionais ou holísticas, pois potencializa e equilibra o corpo para receber remédios ou outros tratamentos.