Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tratamento de tendinites com Medicina Tradicional Chinesa

Tendinite, é a inflamação dos tendões que se caracteriza principalmente por dor crónica ou aguda e espessamento dos tendões. Tendões são a parte fibrosa pelo qual um músculo se prende a um osso. Estas tendinites podem ter várias causas e estar localizada em todo o corpo. Dor no cotovelo, punhos ou tendões pode estar relacionado a um esforço, que geralmente é repetitivo, (LER – Lesão por Esforço Repetitivo) levando a inflamação local. A tendinite de punhos/pulsos actualmente é bastante comum por aumento de horas de uso de computadores (digitação/uso do mouse). Dor pode piorar a noite e com esforços físicos, dificuldade de realizar tarefas de força no braço, como segurar um objeto. Sensação de formigamento, etc.

A acupuntura é uma eficiente opção de tratamento para o problema
Segundo a Medicina tradicional Chinesa, a tendinite é a obstrução do fluxo energético em alguns canais (meridianos), o que dificulta a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) da região obstruída. O fígado (Gan) é o responsável pelo funcionamento normal dos tendões, nutrindo-os com o seu Qi (energia) e Xue (Sangue). Quando este se torna deficiente, os tendões podem ser acometidos de fraqueza, debilidade articular na contracção e relaxamento, espasmos ou tremores. Se há um excesso de energia deste órgão os tendões se contraem e sente-se dor muscular e tendínea. A vesícula Biliar, como víscera acoplada ao Fígado, tem papel crucial na manutenção da lubrificação dos tendões, complementando as acções do seu superior, o Fígado.
O que desequilibra estes órgãos.
O Excesso de trabalho sem repouso adequado, raiva, ressentimento, mágoas, excesso de planejamento de qualquer ordem sem a devida execução, perdas mal elaboradas (de pessoas ou de coisas), mudanças abruptas na vida, sono irregular e alimentação a base de fritos e gorduras. Existem vários métodos terapêuticos para o tratamento da tendinite, como por exemplo: moxabustão, acupuntura, a massagem Tui Na e fitoterapia. Estas são estratégias terapêuticas escolhidas através de um diagnóstico preciso obtido por meio da anamnese.A diminuição de atividade na área afetada ou até mesmo a imobilização são etapas essências do tratamento.


Fonte: Gabriela Barros Terapias

Tratamento das varizes por acupuntura

As varizes além de inestéticas, incomodam, provocam uma sensação de mau estar, são dolorosas e, se não forem tratadas, podem originar problemas mais graves.
Os sintomas das varizes são os mais variados e dependem do tempo e da evolução das complicações. O cansaço, as cãibras, o inchaço e as dores nas pernas são os principais sintomas. O edema, em geral é a primeira complicação, inicia-se no tornozelo e, pode atingir até o joelho. É discreto e inexistente pela manhã e aumenta à tarde e sua intensidade depende se o paciente ficar muito tempo em pé ou sentado. A dor , sensação de peso e cansaço aparecem em geral quando o paciente fica muito tempo em pé, melhorando com o repouso com pés elevados. E se o problema não for tratado, podem ocorrer complicações como ferimentos na pele e úlceras varicosas, e numa fase mais avançada, podem ocorrer complicações inflamatórias. Geralmente, dá-se o nome de varizes aos vasos mais salientes e "derrames" aos menos salientes.
O sangue que circula nas veias, diferente do das artérias, fá-lo contra a força da gravidade, ou seja, de baixo para cima. Por esse motivo, as veias possuem umas válvulas que se abrem e fecham para permitir o fluxo do sangue e impedir que este circule "contra a corrente". Quando as válvulas deixam de funcionar adequadamente, a parede da veia perde tonicidade e o sangue deixa de fluir. É então que aparecem as varizes.
É um problema crónico e, ainda que se eliminem algumas varizes, ao fim de algum tempo voltam a aparecer outras, pois estes tratamentos geralmente não fazem com que o sangue volte a circular nas veias; pelo contrário, não facilitam a circulação.

A resposta da Medicina ChinesaAs varizes sempre incluem o que a MTC chama de estases de Sangue. Estases de Sangue formam-se por Deficiência de Qi, Deficiência de Sangue, Deficiência do Yin do Fígado e dos Rins, Deficiência do Yang do Baço e dos Rins, Frio-Umidade, Calor-Umidade , etc.
Na acupuntura são aplicadas agulhas em pontos específicos. Deste modo, são desbloqueados os pontos energéticos e simultaneamente activada a circulação de energia e sangue.
Este poderá ser um tratamento longo, mas desde as primeiras sessões irá sentir-se melhor. O tratamento de varizes em MTC passa sempre pela acupuntura associada à fitoterapia chinesa.


Fonte: Gabriela Barros Terapias