Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sábado, 24 de setembro de 2011

Acupuntura: Medicina Tradicional Chinesa trata eficazmente insônia

A insônia é uma condição comum na qual as pessoas têm dificuldade tanto em adormecer ou permanecer dormindo. Ela é relatada pela Organização Mundial de Saúde como uma condição que pode ser tratada de forma eficaz pela acupuntura (1). A acupuntura, que na verdade trata a pessoa e não a doença, ajuda a equilibrar a energia do corpo.
A insônia pode ter muitas causas, a sua descoberta é a parte importante do diagnóstico e tratamento. Por exemplo, a dor pode causar insônia porque a pessoa não é capaz de ficar em uma posição confortável para dormir e acorda com dor. Nesse caso, deve-se corrigie a posição de dormir e tratar a dor.
Comer tarde da noite é uma causa comum de insônia. Quando as pessoas comem até as dezenove horas, dormir muitas vezes é muito mais fácil e tranqüilo. De acordo com o relógio chinês, a digestão é mais intensa na parte da manhã, das sete horas às nove horas (para o estômago), e das nove horas às onze horas para o Baço/Pâncreas. Doze horas mais tarde, das dezenove horas às vinte e três horas, a digestão é mais lenta, e comer muito (pesado) vai causar gases, flatulência e indigestão, tornando difícil para um adormecer fácil. Outras causas da insônia de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa são a deficiência de “yin”, um desequilíbrio do “yin” e do “yang”, o desequilíbrio do coração, do baço e deficiência de “qi” do fígado estagnado.
O acupunturista faz uma anamnese detalhada, que inclui o questionamento, a análise do pulso e língua para o diagnóstico, para ter uma imagem completa do paciente como um todo. Mesmo se for constatado que dois diferentes pacientes têm insônia, como resultado da deficiência de “yin”, seus tratamentos podem ser diferentes, dependendo da constituição de cada pessoa (tipo e a energia do corpo e da saúde geral) e outros fatores.
Isso é o que faz a acupuntura, ela trata de modo individualizado e eficaz, não existe uma receita para uma condição. Cada vez que um paciente chega, ele é reavaliado, sendo cada tratamento individualizado. Raramente se trabalha apenas em um único sintoma, em cada tratamento, a pessoa como um todo está sendo avaliada e tratada.
No entanto, alguns pontos são úteis para o tratamento da insônia que vão ser fortemente considerados, não importa qual a causa, incluindo:
C7 (Shen Men), o que ajuda a acalmar o coração e o espírito
ANMIAM, um ponto extra traduzido como sono tranqüilo.
YINTANG, outro ponto extra, que está entre as sobrancelhas e promove o relaxamento.
A Moxabustão, também pode ser útil. Há um ponto conhecido como o ponto de insônia, onde cones de moxa podem ser queimados, isso ajuda a dar equilíbrio e conseqüentemente a dormir. Fórmulas herbáceas chinesas também podem ser eficazes para ajudar no equilíbrio de energia e permitir que o sono venha mais facilmente. Não importa qual a causa, a insônia é uma condição comum que a acupuntura e a medicina tradicional chinesa pode ter um efeito eficaz sobre o tratamento.

Referências:
Bensky Dan, e Gamble, André:. Chinês Herbal medicamentos e estratégias. Fórmulas Eastland Press, Inc., Seattle, WA. 1990
Bensky, Dan and Gamble, Andrew. Chinese Herbal Medicine, Materia Medica. Eastland Press, Inc. Seattle, WA. Bensky Dan, e Gamble, Andrew. Chineses Fitoterapia, Materia Medica. Eastland Press, Inc., Seattle, WA. 1986.
Xinnong, Cheng, Chief Editor. Chinese Acupuncture and Moxibustion. Foreign Language Press, Beijing. Xinnong, Cheng Editor Chefe. Acupuntura Chinesa e Moxibustão. Press Língua Estrangeira, em Pequim. 1990.
Zhu, Chun-Han. Clinical Handbook of Chinese Prepared Medicines. Paradigm Publications. Zhu, Chun-Han. Manual Clínico de medicamentos preparados chineses. Publicações Paradigm. Brookline, MA. Brookline, Massachusetts. 1989.

Fonte: www.reabilitta.com.br

Nenhum comentário: