Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Acupuntura melhora a tolerância ao exercício em pacientes cardíacos


Ensaio clínico piloto comprova a eficácia da terapia com agulhas para pessoas com insuficiência cardíaca crônica.

A acupuntura melhora a tolerância ao exercício em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Tal afirmação foi determinante em um estudo clínico piloto da equipe do Heidelberg University Hospital, na Alemanha, dirigida pelo médico Johannes Backs. As agulhas não aumentam a função de bombeamento do coração, mas parecem ter uma influência sobre a força muscular esquelética e, portanto, pode aumentar a distância percorrida por pacientes cardíacos durante uma caminhada. Os resultados do estudo clínico, realizado por meio da comparação de um grupo tratado com a acupuntura e outro tratamento com placebo, utilizando agulhas maçantes, foram publicados na revista médica "Heart".
A fraqueza crônica do músculo cardíaco é uma das doenças mais frequentes e causas de morte na Europa. Falta de ar e cansaço causados por exercícios físicos são sinais da doença, que é muito mais complexa do que inicialmente se supunha.
Não é apenas o enfraquecimento da função de bombeamento do músculo do coração que é responsável pelos sintomas. O sistema nervoso vegetativo ou autônomo e várias substâncias transmissoras do nervo tornam-se desequilibradas, o que piora ainda mais o curso da doença. É precisamente aqui que a acupuntura pode intervir, trazendo estes processos de volta ao equilíbrio, que influencia o sistema nervoso autônomo simpático (excitação), estimula o sistema nervoso parassimpático (relaxamento), e também tem um efeito anti-inflamatório. De acordo com os pesquisadores, até agora não havia praticamente nenhum estudo avaliando se a acupuntura pode influenciar doenças potencialmente fatais como a insuficiência cardíaca.
Os cientistas examinaram os pacientes com insuficiência cardíaca que foram tratados com os medicamentos convencionais e estavam em condição estável. Além disso, os pacientes no grupo da acupuntura receberam dez sessões de acupuntura, focando os pontos que aumentam a força geral, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, e que também são conhecidos por influenciar os sistemas nervosos simpático e parassimpático e os marcadores de inflamação.
O grupo controle foi tratado com placebo que utilizava agulhas especiais que simulam uma picada de agulha, mas não rompem a pele. Após essa terapia, os pacientes de acupuntura puderam cobrir uma maior distância de caminhada no tempo permitido, do que os pacientes do grupo placebo. Eles se recuperaram mais rapidamente e tenderam a se sentirem menos esgotados. No entanto, a capacidade de trabalho mensurável do coração manteve-se inalterada.
"A maioria dos estudos sobre a eficácia da acupuntura têm deficiências metodológicas, como não há controle do placebo e os participantes não estão vendados. Isto significa que os pacientes sabem qual tratamento que é dado e, portanto, podem ter certas expectativas", de acordo com Backs. "Em nossos estudos, todos os pacientes achavam que tinham recebido a acupuntura real. A questão fascinante para o futuro será se, relativamente, a acupuntura de baixo custo pode melhorar o prognóstico para pacientes cardíacos a longo prazo."
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário: