Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Efeito da acupuntura para engravidar

A acupuntura é uma técnica similar à acupressão, exceto que as agulhas se inserem em pontos específicos ao longo de meridianos para estimular, desobstruir ou equilibrar o fluxo de energia, aliviar a dor e tratar variadas doenças, crônicas, agudas e degenerativas.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) identifica mais de 2.000 pontos de acupuntura que se conectam com vias chamadas meridianos, que conduzem energia vital (qi) por todo o corpo. As doenças e os sintomas se associam com desequilíbrios desta energia vital.

A acupuntura utiliza agulhas finas como um cabelo, que geralmente são descartáveis para penetrar e estimular pontos específicos do corpo e restabelecer o equilíbrio energético normal. A técnica de acupuntura estimula áreas específicas associadas com as funções dos órgãos para restabelecer o equilíbrio e ajudar o corpo a manter sua própria saúde.
Como muitas mulheres procuram tratamentos sem medicamentos para os problemas da gravidez, esta antiga arte curativa chinesa tem muito para oferecer. A acupuntura pode ser capaz de ajudar em muitos problemas relacionados com a infertilidade, para os quais os tratamentos convencionais não são efetivos ou são muito longos.
Os tratamentos de acupuntura no Ocidente se fazem geralmente uma vez por semana. A sessão dura em média 45 minutos e os pacientes sentem frequentemente, apenas uma picadinha leve no local da inserção da agulha.
Os praticantes de MTC consideram que vários padrões de desequilíbrio energético podem interferir com o processo de engravidar. A acupuntura pode se combinar com outros tratamentos da Medicina Moderna para a infertilidade, quando está se tratando de engravidar.
A acupuntura provê uma ação não invasiva e holística para reverter a infertilidade e tem um sucesso surpreendente em 60% das mulheres inférteis. Esta é uma porcentagem elevada, considerando que muitas mulheres descobrem a acupuntura tardiamente na sua procura de soluções para a infertilidade.
Acupuntura com fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozóides
Muitos casais com dificuldade para conceberem filhos pelos métodos tradicionais frequentemente empregam várias técnicas para ajudar no processo reprodutivo. A terapia para a reprodução assistida mais comum é a fertilização in vitro (FIV; bebê proveta), na qual os óvulos da mulher são colhidos e fertilizados por espermatozoides do homem, num laboratório.
Em casos em que a contagem de espermatozoides do homem é muito baixa, se aplica um procedimento diferente chamado intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI- intracitoplasmatic sperm injection).
Embora as técnicas de reprodução assistida, como a FIV e a ICSI, são utilizadas a partir dos anos 70, ainda o sucesso de cada terapia é de 1-50% dos casos. Uma gravidez sucedida depende de uma variedade de fatores que incluem a idade da mulher, a causa da infertilidade e a habilidade do profissional para realizar o procedimento. A acupuntura é uma ferramenta útil para pacientes que procuram aumentar suas probabilidades de engravidar mediante terapias de reprodução assistida.
Duas equipes de pesquisadores, na Alemanha e na China, descobriram que adicionando a acupuntura ao tratamento das mulheres que usam técnicas de reprodução assistida para ter filhos, podem aumentar radicalmente suas probabilidades de engravidar até em 20%. Nestas mulheres, os pontos de acupuntura selecionados aumentaram as probabilidades de engravidar porque a acupuntura influenciou o útero e o sistema nervoso autônomo, e os pontos específicos puncionados otimizaram a receptividade endometrial.

Fonte: Acupuntura-mtc.com

Nenhum comentário: