Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tratamento das varizes por acupuntura

As varizes além de inestéticas, incomodam, provocam uma sensação de mau estar, são dolorosas e, se não forem tratadas, podem originar problemas mais graves.
Os sintomas das varizes são os mais variados e dependem do tempo e da evolução das complicações. O cansaço, as cãibras, o inchaço e as dores nas pernas são os principais sintomas. O edema, em geral é a primeira complicação, inicia-se no tornozelo e, pode atingir até o joelho. É discreto e inexistente pela manhã e aumenta à tarde e sua intensidade depende se o paciente ficar muito tempo em pé ou sentado. A dor , sensação de peso e cansaço aparecem em geral quando o paciente fica muito tempo em pé, melhorando com o repouso com pés elevados. E se o problema não for tratado, podem ocorrer complicações como ferimentos na pele e úlceras varicosas, e numa fase mais avançada, podem ocorrer complicações inflamatórias. Geralmente, dá-se o nome de varizes aos vasos mais salientes e "derrames" aos menos salientes.
O sangue que circula nas veias, diferente do das artérias, fá-lo contra a força da gravidade, ou seja, de baixo para cima. Por esse motivo, as veias possuem umas válvulas que se abrem e fecham para permitir o fluxo do sangue e impedir que este circule "contra a corrente". Quando as válvulas deixam de funcionar adequadamente, a parede da veia perde tonicidade e o sangue deixa de fluir. É então que aparecem as varizes.
É um problema crónico e, ainda que se eliminem algumas varizes, ao fim de algum tempo voltam a aparecer outras, pois estes tratamentos geralmente não fazem com que o sangue volte a circular nas veias; pelo contrário, não facilitam a circulação.

A resposta da Medicina ChinesaAs varizes sempre incluem o que a MTC chama de estases de Sangue. Estases de Sangue formam-se por Deficiência de Qi, Deficiência de Sangue, Deficiência do Yin do Fígado e dos Rins, Deficiência do Yang do Baço e dos Rins, Frio-Umidade, Calor-Umidade , etc.
Na acupuntura são aplicadas agulhas em pontos específicos. Deste modo, são desbloqueados os pontos energéticos e simultaneamente activada a circulação de energia e sangue.
Este poderá ser um tratamento longo, mas desde as primeiras sessões irá sentir-se melhor. O tratamento de varizes em MTC passa sempre pela acupuntura associada à fitoterapia chinesa.


Fonte: Gabriela Barros Terapias

11 comentários:

Anônimo disse...

Comecei a tratar as varizes com acupuntura e na primeira sessão já notei resultados.As pernas ficaram mais leves, a sensação de cansaço no final do dia diminuiu e meus pés que eram gelados ficaram quentes. Recomendo!!!

Unknown disse...

Quais são os pontos que é colocado agulha?

Unknown disse...

Quais são os pontos que é colocado agulha?

Rosy Araújo disse...

Sofro com queimaçao nas pernas e dores as veias todas alteradas o que eu faço não tenho dinheiro nem pra comprar um pão me ajude por favor

Rosy Araújo disse...

Meu nome é Rosangela tenho 44 anos esse comentário de cima é o meu alguém pode me ajudar pelo amor de Deus não aguento tantas dores queimaçao vou no médico eles não consegue fazer nada me deram encaminhamento estou muitos meses na fila de espera meu celular 11977194892

Unknown disse...

É possível esteticamente sumir as varizes?

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de saber se depois desse tratamento as varizes podem voltar e sim esse tratamento é recomendado msm ou se tem algo que possa nos livrar delaa

Anônimo disse...

Para de comer pão, faz mto mal.

Anônimo disse...

Tome hortelã com boldo chileno 3x ao dia e para de comer pães, lacticínios e gluten.

Anônimo disse...

Depende do tamanho

Anônimo disse...

Coração, fígado, baço e rins em desarmonia, essa é a causa. Trata a raiz e para de vir o efeito. Varizes é efeito, depende do tamanho melhora 100%