Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tratamento de tendinites com Medicina Tradicional Chinesa

Tendinite, é a inflamação dos tendões que se caracteriza principalmente por dor crónica ou aguda e espessamento dos tendões. Tendões são a parte fibrosa pelo qual um músculo se prende a um osso. Estas tendinites podem ter várias causas e estar localizada em todo o corpo. Dor no cotovelo, punhos ou tendões pode estar relacionado a um esforço, que geralmente é repetitivo, (LER – Lesão por Esforço Repetitivo) levando a inflamação local. A tendinite de punhos/pulsos actualmente é bastante comum por aumento de horas de uso de computadores (digitação/uso do mouse). Dor pode piorar a noite e com esforços físicos, dificuldade de realizar tarefas de força no braço, como segurar um objeto. Sensação de formigamento, etc.

A acupuntura é uma eficiente opção de tratamento para o problema
Segundo a Medicina tradicional Chinesa, a tendinite é a obstrução do fluxo energético em alguns canais (meridianos), o que dificulta a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) da região obstruída. O fígado (Gan) é o responsável pelo funcionamento normal dos tendões, nutrindo-os com o seu Qi (energia) e Xue (Sangue). Quando este se torna deficiente, os tendões podem ser acometidos de fraqueza, debilidade articular na contracção e relaxamento, espasmos ou tremores. Se há um excesso de energia deste órgão os tendões se contraem e sente-se dor muscular e tendínea. A vesícula Biliar, como víscera acoplada ao Fígado, tem papel crucial na manutenção da lubrificação dos tendões, complementando as acções do seu superior, o Fígado.
O que desequilibra estes órgãos.
O Excesso de trabalho sem repouso adequado, raiva, ressentimento, mágoas, excesso de planejamento de qualquer ordem sem a devida execução, perdas mal elaboradas (de pessoas ou de coisas), mudanças abruptas na vida, sono irregular e alimentação a base de fritos e gorduras. Existem vários métodos terapêuticos para o tratamento da tendinite, como por exemplo: moxabustão, acupuntura, a massagem Tui Na e fitoterapia. Estas são estratégias terapêuticas escolhidas através de um diagnóstico preciso obtido por meio da anamnese.A diminuição de atividade na área afetada ou até mesmo a imobilização são etapas essências do tratamento.


Fonte: Gabriela Barros Terapias

Nenhum comentário: