Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Acupuntura reduz efeito colateral de terapia anti-câncer com radioterapia


Prática da medicina chinesa reduz sintomas de condição conhecida como boca seca grave, que aumenta risco de infecções orais
 

Quando administrada em conjunto com radioterapia contra câncer de cabeça e pescoço, a acupuntura reduz o efeito colateral debilitante conhecido como boca seca grave
Quando administrada em conjunto com radioterapia contra câncer de cabeça e pescoço, a acupuntura reduz o efeito colateral debilitante conhecido como boca seca grave. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos.
O distúrbio chamado de xerostomia prejudica a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que cria dificuldades de comer, falar e dormir, ao mesmo tempo, aumentando o risco de infecções orais.
Para o trabalho, os pesquisadores examinaram 86 pacientes com carcinoma da nasofaringe. Quarenta pacientes foram aleatoriamente encaminhados para a acupuntura e 46 para o atendimento padrão. Aqueles no grupo da acupuntura receberam a terapia três vezes por semana durante o curso de sete semanas de radioterapia. Os pacientes foram avaliados antes da radioterapia, semanalmente durante a radioterapia, e novamente um e seis meses depois.
Os resultados foram baseados em dados provenientes de dois questionários de autopreenchimento e da avaliação do fluxo de saliva real. Pacientes completaram o Questionário de Xerostomia (XQ), uma pesquisa de oito itens que avalia sintomas compatíveis com a condição. Pontuações em XQ menores de 30 anos corresponderam a sintomas leves ou nenhuma presença de xerostomia.
Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram diferenças entre os grupos já na terceira semana. As maiores diferenças, no entanto, foram vistas após o término da radioterapia, e os resultados persistiram.
Um mês após o término da radioterapia, 54,3% do grupo da acupuntura relataram pontuações superiores a 30 no relatório XQ, comparados a 86,1% no grupo controle. Seis meses após a radioterapia, os números caíram para 24,1% no grupo da acupuntura e 63,6% no grupo controle, que ainda relatou sintomas de xerostomia.
Taxas de fluxo de saliva também foram maiores no grupo da acupuntura, a partir de três semanas de radioterapia e persistindo durante todos os meses de acompanhamento.
Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores afirmam que estudos adicionais são necessários para determinar os mecanismos por trás dos benefícios da acupuntura.

Fonte: www.isaude.net/ptBR

Nenhum comentário: