Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Acupuntura ajuda na fecundação e regula circulação sanguínea de ovários e útero


Técnica também é útil para regular os hormônios, estimular o endométrio e preparar a paciente para a fecundação in vitro


Acupuntura também ajuda a futura gestante controlar melhor as emoções negativas, que podem prejudicar o ciclo menstrual e levar a alterações hormonais
A acupuntura tem sido uma ajuda cada vez mais procurada para ajudar mulheres a engravidar. A inserção das finas agulhas de aço em certos pontos da pele pode favorecer tanto a implantação do embrião nos tratamentos de reprodução assistida, como ajudar em uma gravidez por via natural. A acupuntura também regula a circulação sanguínea de ovários e útero, favorecendo a implantação do embrião. Além disso, é útil para normalizar os hormônios, estimular o endométrio e preparar a mulher para a fertilização in vitro (FIV), segundo o médico chinês Jian Rong Qiu.
"É um método que ajuda a futura gestante a controlar melhor suas emoções negativas que, se forem prolongadas, podem provocar, entre outros problemas, uma ausência de menstruação ou uma alteração de produção de hormônios", explica a psicóloga Beatriz Dibra.
Rinite, menopausa, dor, ambliopia (diminuição da acuidade visual), tabagismo, medo de dentista, enurese, lombalgia, ovário policístico, fibromialgia, náuseas da radioterapia, cefaleias, comichão. Estas são algumas das desordens, doenças e problemas relacionados com a saúde que a acupuntura pode aliviar ou melhorar.
Agora a infertilidade acaba de ser acrescentada à lista de indicações desta técnica oriental. Concretamente, se demonstrou que a acupuntura pode ser de utilidade em uma das fases essenciais da FIV, explicam os profissionais da clínica Ginefiv, que conta com sua própria unidade de acupuntura e já tratou mais de uma centena de pacientes com este método natural e coadjuvante nos ciclos de fecundação.
Além dos benefícios físicos, a técnica das agulhas em reprodução assistida também pode ajudar em nível psicológico. "A acupuntura é benéfica para reduzir o estresse que em algumas ocasiões gera a infertilidade e que, como indicam muitos estudos, pode influir de maneira negativa na consecução da gravidez e que pode ser uma das causas de abandono do tratamento", assegura Jian Rong Qiu.
" A paciente que recebe acupuntura deixa de se concentrar no problema para fazê-lo nas sensações corporais. Isto em longo prazo, reduz o grau de controle que as emoções negativas adquirem sobre ela", assinala Beatriz Dibra.
Finas agulhas para estimular a fertilidade
As agulhas utilizadas no processo medem de 3 a 25 centímetros de comprimento e são colocadas na cabeça, punhos, pés e pernas, e se for para preparar a transferência, também no abdômen.
"Cada agulha é introduzida na superfície da pele durante meia hora e se movimentam todas, exceto as da cabeça que são movidas a cada dez minutos para uma melhor estimulação", explica Jian Rong Qiu, que trabalhou vários anos na China em um hospital que combina os remédios convencionais e tradicionais.
Segundo ele "pode-se sentir uma leve picada ou sensação de formigamento, distensão ou calor, prova que as agulhas estão fazendo seu efeito. A acupuntura apresenta a vantagem de não produzir efeitos secundários. Quanto seus benefícios, as pacientes descrevem uma sensação de calma profunda, enquanto outras experimentam uma grande energia física".
Outro tratamento de acupuntura alcançou quase 70% de gravidez em mulheres com problemas de fertilidade, algumas das quais se tinham se submetido sem sucesso a fecundações in vitro, segundo Lou Hao Xiao, uma médica chinesa estabelecida na Espanha, que aplica o denominado "método do mestre Tong".
Esta técnica, que há mais de dez anos é usada na China para tratar problemas de fecundidade, conseguiu que 12 das 18 mulheres atndidas engravidassem estejam grávidas após três meses de sessões, aplicadas no centro Body Help da Saúde e do Esporte, em Barcelona (Espanha). Segundo a diretora do centro, Ivana Liria, "várias das mulheres que foram submetidas a este tratamento têm mais de 40 anos de idade e uma delas sofria de menopausa precoce e estava se tratando há seis anos para conseguir uma gravidez".
De acordo com Lou Hao Xiao, "quase todas as mulheres que tinham problemas para fecundar sofriam de frio interno e normalmente se queixavam de não ter nunca as mãos e os pés quentes. Isto reflete que alguma parte não funciona dentro de seu corpo e têm o chamado "útero frio". Elas sofrem de um bloqueio de energia e de sangue, duas características que, segundo a medicina chinesa, andam juntas e circulam ao mesmo tempo pelos meridianos".

Fonte: www.isaude.net

Nenhum comentário: