Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Acupuntura alivia os sintomas da fibromialgia


Natural News – Evidências sugerem que a acupuntura reduz os sintomas da fibromialgia, segundo um estudo da Clínica Mayo.
A fibromialgia é uma doença considerada incapacitante por muitos, e é caracterizada por dor crônica musculoesquelética difusa e sintomas tais como fadiga, rigidez articular e distúrbios do sono. Nenhuma cura é conhecida e os tratamentos disponíveis são apenas parcialmente eficazes.
O estudo da Clínica Mayo envolveu 50 pacientes com fibromialgia inscritos em um ambiente controlado, randomizado para determinar se a acupuntura melhorou seus sintomas. Os sintomas dos pacientes que receberam acupuntura melhoraram significativamente em relação ao grupo controle, de acordo com o estudo publicado na edição de junho da revista Mayo Clinic Proceedings.
“Os resultados do estudo convenceram que há algo mais do que o efeito placebo para a acupuntura”, diz David Martin, MD, Ph.D., autor principal do artigo”. Isso reforça uma série de impressões clínicas que esta técnica é útil para os pacientes.
Cada vez mais, os pacientes estão interessados ​​em seguir técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, em conjugação com os seus principais cuidados médicos, segundo relato do Dr. Martin.
O estudo dá credibilidade à crença do paciente de que métodos não tradicionais podem melhorar sua saúde. No julgamento da clínica Mayo, os pacientes que receberam acupuntura para combater os sintomas da fibromialgia relataram melhora no cansaço e ansiedade, entre outros sintomas. A acupuntura foi bem tolerada, com efeitos colaterais mínimos.
O estudo da clínica Mayo é um dos três únicos estudos randomizados e controlados envolvendo pacientes com fibromialgia. Dr. Martin diz que o estudo da Mayo demonstra que a acupuntura é útil, e também comprova que se pode realizar um rigoroso estudo da acupuntura. Futuras pesquisas podem ajudar os médicos a entender que as condições médicas respondem melhor à acupuntura, como aplicá-la para melhorar o alívio dos sintomas, e quanto tempo os pacientes podem ter seus sintomas diminuidos após cada tratamento.
Dr. Martin realizou o estudo na Mayo Clinic de Rochester, com co-autoria de Inês Berger, MD; Christopher Sletten, Ph.D., e Williams Brent.
Fonte: www.reabilitta.com.br

Nenhum comentário: