Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Acupuntura no tratamento da Gastrite

    
           A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Divide-se em duas classificações gerais, gastrite aguda e gastrite crónica. A gastrite aguda de tipo simples é a mais frequente.
            A gastrite pode ser causada por diversos factores diferentes.
            Helicobacter pylori: esta bactéria tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protector do estômago. A prevalência da infecção por esse microrganismo é extremamente alta, sendo adquirida comumente na infância e permanecendo para o resto da vida a não ser que o indivíduo seja tratado. A transmissão pode ocorrer por duas vias: oral-oral ou fecal-oral. A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e que agridem a mucosa gástrica, podendo levar a gastrite, úlcera péptica e, a longo prazo, ao carcinoma.
            O uso de anti-inflamatórios não-esteróides podem causar gastrite porque levam à redução da proteção gástrica.
            Álcool: pode levar à inflamação e dano gástrico quando consumido em grandes quantidades e por longos períodos.
           Os sintomas mais comuns são:
           Desconforto na região superior do abdomen: pode ser representado por dor ou apenas um desconforto. Alguns pacientes podem relatar dor em queimação; dor que melhora com a ingestão de alimentos.
          Náuseas e vômitos, geralmente acompanhando o desconforto.
          Saciedade precoce, ou seja, sensação de empachamento logo após a alimentação. Esse sintoma pode levar à redução e perda de apetite.
          Se a gastrite levar à formação de úlceras gástricas hemorrágicas, pode haver eliminação de sangue digerido, nas fezes (que ficam escuras) ou nos vômitos.
          A Medicina tradicional chinesa considera que os fatores que causam gastrite são por maus hábitos alimentares( a natureza do alimento e as condições em que é ingerido, afetam o estômago), fatores emocionais(frustração, ressentimento, raiva reprimida), sobrecarga de trabalho( excesso de trabalho mental, alimentar-se de forma irregular) debilidade do baço e do estômago.
          Na medicina chinesa faz-se um diagnostico diferencial para chegar a um padrão. No tratamento é feito um direcionamento energético para a região do estômago, fazendo com que o processo inflamatório diminua diminuindo assim também a dor e outros sintomas. 



 Fonte: gabrielabarrosterapias.blogspot.com

Nenhum comentário: