Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tratamento da sinusite com acupuntura

         A sinusite é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz. Essas cavidades devem se comunicar com as fossas nasais sem impedimentos e são revestidas por uma mucosa que necessita de ventilação para a manutenção da normalidade na região. Existe uma proximidade das cavidades paranasais (ao redor do nariz) com as estruturas das órbitas (olhos), dentes e do cérebro, e a sinusite pode levar a complicações sérias nestas regiões vizinhas.
        E como se adquire a sinusite? Após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação das cavidades paranasais com as fossas nasais.
         Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.
SINTOMAS
        A sinusite pode causar uma sensação de ‘peso na face’, corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.
        Para a Medicina Tradicional Chinesa, a sinusite também é causada por agentes externos vento-frio ou vento-calor e também pelo tipo de alimentação.
        O organismo sendo acometido pelo Vento (vento-frio ou vento-calor) ocasiona uma deficiência do meridiano do pulmão, fazendo com que os líquidos fiquem estagnados no nariz e seios paranasais. Após um longo período, essa situação gera calor e mucosidade característicos da sinusite.
        O consumo excessivo de alimentos quentes e gordurosos (carboidratos, condimentos, álcool) pode gerar muco e calor, predispondo a sinusite (o meridiano do estômago passa pela região dos paranasais).          Mas, geralmente, apenas o fator alimentação não é suficiente, precisando estar associado a um ‘ataque’ de vento externo. Na medicina chinesa, vamos tratar a sinusite de acordo com essas causas. Se o vento-frio é o causador, agiremos de determinada forma; se é o agente vento-calor ou alimentar, utilizaremos o tratamento adequado.A acupuntura tem um resultado rápido e excelente no tratamento da sinusite, aliviando dores e sintomas de maneira eficaz. 


Fonte: www.gabrielabarrosterapias.blogspot.com

Nenhum comentário: