Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sábado, 27 de agosto de 2011

Alívio da neuralgia do trigêmio com acupuntura


(NaturalNews) Um estudo recente na revista Medical Acupuncture demonstrou um efeito benéfico quando se administrou acupuntura aos pacientes que estavam sofrendo de neuralgia do trigêmeo (NT). Neuralgia do trigêmeo (NT) manifesta-se com pontadas ou dor tipo choque elétrico ao longo do trajeto do nervo trigêmeo. O desconforto é geralmente sentido em apenas um lado da face, geralmente na área da bochecha, olho e na parte inferior do rosto. O mecanismo de produção da dor não é totalmente compreendido, mas os estudos sugerem que a TN é associada freqüentemente com a desmielinização de fibras sensoriais do trigêmeo.
Embora alguns pacientes respondam a doses moderadas de droga, única terapia e descompressões microvasculares, muitos outros pacientes sofrem com as prolongadas abordagens de tratamento sem sucesso. Isso inclui grandes doses de medicamentos com efeitos adversos, as complicações relacionadas à cirurgia, no pós-operatório e recidiva dos sintomas. Os efeitos colaterais das medicações antiepilépticas várias vezes prescritas para pacientes TN incluem tonturas, ataxia, náuseas, vômitos, alterações hematológicas e arritmia cardíaca. Além disso, uma alta proporção de pacientes TN tomam medicamentos analgésicos, incluindo narcóticos.
Todos os sete participantes do sexo feminino e 4 dos 5 homens no estudo responderam favoravelmente à acupuntura. Cinco dos pacientes foram capazes de interromper a medicação após a remissão completa da TN. Um desses cinco participantes exigiu apenas 2 sessões de acupuntura para atingir a remissão completa, enquanto os outros foram necessários 3 a 9 sessões para obter este resultado.
A acupuntura foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Saúde como uma modalidade terapêutica científica com uma capacidade efetiva de alívio da dor. A vantagem dos tratamentos de acupuntura é que eles são praticamente desprovidos de efeitos colaterais e extremamente seguros. Postula-se que a inserção de agulhas de acupuntura provoca maior fluxo sanguíneo para a área afetada. Com vários tratamentos com acupuntura, o efeito cumulativo pode realmente levar a reparação nervosa, no caso das fibras sensoriais do trigêmeo desmielinizadas, mencionada no início.
Plantas medicinais podem também ser usadas em conjunto com o protocolo de acupuntura acima para aumentar o seu efeito.
O estudo TN acima mencionado conclui que o tratamento com acupuntura deve ser considerado antes de uma intervenção mais invasiva. No entanto, deve-se notar que este estudo em particular tinha um grupo relativamente pequeno de participantes, e não utilizava um formato randomizado e duplo-cego.
Fontes para este artigo:

Nenhum comentário: