Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Acupuntura estimula fertilidade nas mulheres


      As mulheres que tentam engravidar também podem ser beneficiadas pela acupuntura. Segundo a médica Raymond Chang, da Cornell University e Meridian Medical, em Nova York, nos EUA, vários testes com grávidas comprovaram os benefícios da técnica milenar para a fertilidade feminina. As agulhas ajudam a reduzir o estresse, aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores e contribuem para normalizar a ovulação, fatores necessários para a concepção.

     “As mulheres poderiam acrescentar a acupuntura aos tratamentos contra infertilidade”, disse Chang. Quem tenta ter filhos costuma experimentar várias técnicas diferentes, e a acupuntura “certamente é uma boa alternativa, já comprovada”, observou Chang.
      Antiga terapia que surgiu na China há mais de 2 mil anos, a acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Segundo os especialistas, esses pontos são conexões com vias de energia (meridianos) que correm por todo o corpo humano — a técnica ajudaria a manter esse fluxo energético natural.
      Muitos estudos anteriores já haviam avaliado os benefícios da técnica quando associada a outros tratamentos de fertilização. Uma dessas pesquisas descobriu que mulheres que incorporam a acupuntura ao tratamento de fertilização in vitro (bebê de proveta) apresentam mais chances de engravidar. A fertilização in vitro envolve a coleta de um óvulo, fertilizado pelo espermatozóide em laboratório. Os embriões resultantes são transferidos ao útero.
      Chang observou que um estudo anterior também demonstrou que mulheres que usaram apenas a acupuntura, sem outros tratamentos de fertilização, se mostraram tão propensas a conceber no mesmo prazo que usuárias de medicamentos para combater problemas de fertilidade. Essa conclusão indica que a acupuntura “pode ser usada sozinha como tratamento padrão”, assinalou Chang. “Como o estresse pode impedir uma mulher de ovular, ele promove a falta de fertilidade. Os órgãos não funcionam adequadamente e a mulher deixa de produzir o necessário para conceber.    Essa tendência explica porque mulheres extremamente estressadas geralmente param de menstruar”, assinala.

Fonte: Diário de S.Paulo

27 de Junho de 2003

Nenhum comentário: