Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Acupuntura pode aumentar imunidade de soropositivos


 
       Aberto em março de 2009, o Ambulatório de Acupuntura do CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, vem ganhando cada vez mais adeptos e já superou os 3,2 mil atendimentos a pacientes soropositivos. Uma pesquisa de satisfação realizada pelo centro com usuários do ambulatório mostrou que 95% dos participantes estão satisfeitos com o uso da acupuntura.
      No ambulatório, cada paciente realiza em média 10 sessões. Entre as técnicas utilizadas, estão a auriculoacupuntura, moxabustão e acupuntura tradicional (com agulhas individuais). De acordo com o ginecologista do ambulatório de especialidades do CRT, Paulo Balikjian, a acupuntura pode aumentar a imunidade dos pacientes, reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais e até promover o preenchimento de sulcos faciais produzidos pela lipodistrofia, a partir do estímulo com agulhas nos locais afetados.

      "Entre as queixas mais recorrentes feitas pelos pacientes estão a lombalgia, tendinite e fibromialgia. Também há demandas por insônia, enxaqueca e decorrentes do uso de drogas, como cocaína e crack, entre muitos outros problemas que podemos auxiliar no tratamento", afirma Balikjian, que tem formação em acupuntura.

Fonte: Diário OnLine

Nenhum comentário: