Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Acupuntura no tratamento da Hipertensão e do estresse.

Uma materia publicada pelo jornal Folha OnLine em Janeiro de 2010, comenta o livro “Como viver com a Hipertensão” (Dra. Sarah Brewer. Publifolha, 2009), que fala sobre tratamentos médicos convencionais e terapias complementares (como a acuputnura) para previnir e tratar a hipertensão.

Veja o trecho do livro que explica os benefícios da acupuntura para a pressão arterial.

“A Acupuntura faz parte da Medicina Chinesa Tradicional. Baseia-se na crença de que todos possuem uma energia vital vibrante, conhecida como "ki" ou "chi" (pronuncia-se tchi), que flui pelo corpo ao longo de canais específicos conhecidos por meridianos. Existem 12 meridianos principais, que correspondem aos órgãos do corpo. O ki penetra nos meridianos de fora do corpo, flui numa direção específica ao longo dos meridianos e nutre os órgãos internos no processo. Enquanto a energia ki flui suavemente pelos meridianos, vivemos num estado de saúde e equilíbrio. Mas se o fluxo do ki for interrompido por fatores como estresse, nutrição deficiente e negligência espiritual, haverá um desequilíbrio no fluxo de energia, que resulta nos sintomas de uma saúde prejudicada. De acordo com a
medicina chinesa tradicional, a hipertensão se origina do bloqueio de energia no meridiano do fígado.
A acupuntura foi criada para desbloquear a energia por meio de inserção de agulhas em pontos específicos dos meridianos, conhecidos como pontos de acupuntura, onde o ki está concentrado e por onde o ki pode entrar ou sair do corpo.
Qual a eficácia da acupuntura?
As pesquisas demonstram que a acupuntura pode aliviar o estresse liberando substâncias químicas naturais similares à heroína no cérebro, e pode diminuir a pressão arterial atuando sobre a secreção de hormônios no organismo. Em um experimento publicado em 1997, 50 pessoas não tratadas de hipertensão primária fizeram acupuntura e, em 30 minutos, tiveram uma queda na pressão arterial média de 169/107 mmHg para 151/96 mmHg (com uma diminuição da frequência cardíaca de 77 para 72 batimentos por minuto). Os níveis de renina no sangue, um hormônio relacionado à regulação da pressão arterial, também sofreram uma queda significativa. Outros estudos demonstraram que a acupuntura pode melhorar a função do lado esquerdo do coração, além de ser eficaz em pessoas em quem os medicamentos anti-hipertensivos não surtiram efeito. Pesquisadores da Califórnia também provaram que a acupuntura pode aliviar o aumento da pressão arterial causado pelo estresse mental - naqueles que fizeram acupuntura, a pressão arterial teve um aumento de apenas 2,9 mmHg durante os períodos de estresse, em vez dos 5,4 mmHg daqueles que receberam uma simulação de acupuntura”.

Nenhum comentário: