Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Acupuntura na terceira idade.


Há séculos a medicina tradicional chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento. O envelhecimento constitui num processo de mudanças progressivas que vai desde o declínio fisiológico gradual ao aumento de doenças que acomete o organismo paralelamente. Este processo é acompanhado por déficit funcional progressivo de vários sistemas orgânicos, sendo maior a incidência de várias doenças em pessoas com mais de 60 anos. O organismo do idoso tem menor capacidade de adaptação e demora mais tempo para recuperar-se.
A terceira idade é o grupo populacional que mais cresce nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A acupuntura potencialmente teria um papel importante no tratamento do idoso, o método, não tem contra-indicação e apresenta diversos benefícios aos pacientes da terceira idade. Auxilia na diminuição da dor, melhora a capacidade funcional, equilibra o sono e o humor, fortalece o organismo, propicia maior qualidade de vida. Devido ao fato de o idoso apresentar múltiplas queixas relacionadas a vários órgãos e de, com freqüência, ter mais de uma doença, com a acupuntura, o idoso passa a consumir menos medicamentos, evitando os efeitos colaterais indesejáveis.
Destacamos três áreas de atuação da acupuntura em geriatria: dor, reabilitação de AVC e terapia adjuvante em doenças diversas, como depressão, câncer e doenças respiratórias. A dor é uma das queixas mais comuns de idosos relatadas durante consultas médicas. Pacientes acima de 60 anos queixam-se duas vezes mais de dor. O tratamento da dor tem como objetivos clínicos: tratar especificamente sua causa, reduzir a dor, melhorar a capacidade funcional, o sono, o humor e a socialização do paciente. Na seleção dos tratamentos é de suma importância considerar a causa e o mecanismo fisiopatológico envolvido, o estado funcional e emocional do paciente, suas condições clínicas e doenças associadas. A acupuntura pode ser uma grande aliada da saúde e da qualidade de vida, pois ativa o funcionamento dos órgãos, de acordo com o biorritmo de cada indivíduo.
Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, manter e manter a mente em equilíbrio. 

 

Nenhum comentário: