Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Acupuntura é uma alternativa no tratamento de dores crônicas, diz estudo.


Método da medicina tradicional chinesa já é reconhecido pela ciência.

A acupuntura é uma técnica terapêutica de origem chinesa e a cada dia ganha  mais o aval da ciência, que vem comprovando sua eficácia. No estudo “Efeito da craniopuntura na qualidade de vida e melhora da dor crônica”, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e do Instituto Brasileiro de Terapias e Ensino (IBRATE), explicam que os efeitos benéficos da terapia incluem: melhora da oxigenação celular e das trocas metabólicas pelo aumento do aporte sanguíneo local; ativação do sistema imunológico; aumento do fluxo linfático local e analgesia e relaxamento muscular, por liberação de serotonina e opiáceos (endorfina, encefalina, dinorfina).

O estudo, publicado nos Arquivos de Ciências da Saúde, em agosto de 2009, mostra também que a técnica traz efeitos neurobiológicos, atuando, por exemplo, nos neurotransmissores relacionados à dor e à depressão. “Esse fato qualifica o método como útil e adequado na terapêutica da dor crônica, uma vez que a sensação de dor é desencadeada pelo bloqueio da circulação fisiológica de substâncias essenciais, pelos meridianos de acupuntura”, explicam Fernanda Bollini e Silva e colegas.
A dor crônica, caracterizada por ter uma duração maior que a dor aguda, se ocorrer somente devido a alguma doença orgânica, pode ser efetivamente curada ao se tratar a doença. Porém, o estudo mostra que a dor crônica pode estar envolvida a fatores psicossociais, que interferem no mecanismo de ativação do sistema morfínico. “Por esse motivo, diversas técnicas alternativas de tratamento têm sido reconhecidas nos últimos anos, entre elas, a craniopuntura”, explicam os autores.

Segundo a técnica, a cabeça é dividida por uma linha vertical que passa pelo ápice da orelha. A parte anterior é Yin e a posterior é Yang, sendo que para problemas Yang (dor), procuram-se pontos na região Yin; e para problemas Yin (paralisia), procuram-se pontos na região Yang. Os pontos podem ser localizados por palpação, detecção eletrônica, teste neuromuscular ou radiestesia. Os pesquisadores dizem que, quando os pontos são estimulados, espera-se ocorrer melhora mínima de 80%.

O presente estudo aplicou a técnica em oito pessoas com lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Esses problemas são caracterizados por sinais e sintomas de inflamações dos músculos, tendões, fáscias e nervos, principalmente dos membros superiores, cintura escapular e pescoço.

A avaliação dos voluntários foi feita durante e após dez sessões de terapia. As agulhas foram inseridas na cabeça, no lado em que o indivíduo relatasse mais dor após a palpação dos pontos. “Pontos doloridos da cabeça servem de indicadores diagnósticos e também como pontos de tratamento. Quando tais pontos são estimulados, deverá ocorrer alívio imediato da dor”, mostra o estudo.

Eles observaram que as primeiras sessões contribuíram de forma acentuada na melhora dos indivíduos e que as sessões seguintes contribuíram de maneira mais lenta, caminhando para manutenção do quadro. “Os voluntários sentiam dores de cabeça, região lombar, nos ombros, no punho, entre outros locais. Com o tratamento, todos eles relataram melhora em sua condição clínica geral”, aponta o estudo.

Melhoras também foram observadas em relação ao humor e bem-estar das pessoas. “Devido ao fato de a acupuntura ver o indivíduo como um todo e não separar o corpo humano por segmentos, tal técnica tem sido muito utilizada não somente na amenização de dores crônicas, mas também para relaxamento e diminuição de tensão”, esclarecem os autores.
Agência Notisa

Nenhum comentário: