Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Acupuntura pode ajudar a romper ciclo de infecções urinárias.






 NOVA YORK (Reuters Health) - As mulheres que já experimentaram crises repetidas de infecções do trato urinário podem tentar usar a acupuntura para prevenir novos episódios, sugere um novo estudo.

Terje Alraek e colaboradores, da Universidade de Bergen, na Noruega, descobriram que pacientes com infecções recorrentes tratadas com acupuntura apresentavam 50 por cento menos chances de ter outra infecção durante os 6 meses seguintes ao tratamento, quando comparadas às que não haviam sido submetidas às agulhas.

"Nossos resultados, assim como estudos anteriores, indicam que o tratamento com acupuntura pode ser eficaz na prevenção desse tipo de infecção", escreveram Alraek e colaboradores na edição de outubro do American Journal of Public Health.

"Parece valer a pena tentar usar a acupuntura como tratamento preventivo", afirmou Alraek à Reuters Health

As infecções urinárias afetam cerca de 11,3 milhões de mulheres por ano somente nos EUA. Aproximadamente 6 por cento das mulheres adultas experimentam pelo menos três episódios desse problema doloroso a cada ano.

As infecções são freqüentemente tratadas com antibióticos, e as pacientes que as manifestam com muita freqüência tomam os remédios para preveni-las antes que ocorram. Um ciclo de infecções recorrentes poderia contribuir para o crescente problema da resistência aos antibióticos.

A acupuntura, uma terapia que surgiu na China há mais de 2.000 anos, envolve a colocação de agulhas finas em pontos específicos na superfície corporal. A teoria tradicional afirma que esses pontos conectam-se com "caminhos" de energia, ou meridianos, que correm ao longo do corpo. A acupuntura ajuda a manter essa energia natural fluindo de maneira uniforme.

Pesquisas anteriores também sugeriram que as agulha podem ajudar a afastar futuras infecções urinárias em mulheres propensas, reduzindo a taxa de infecção em cerca de dois terços.

No atual estudo, a equipe de Alraek investigou os benefícios da acupuntura em um grupo de 94 voluntárias, todas já tendo sofrido pelo menos três infecções durante os últimos 12 meses. Pelo menos dois dos episódios foram diagnosticados e tratados por um médico como infecção do trato urinário.

Sessenta e sete das mulheres foram tratadas com acupuntura duas vezes por semana durante quatro semanas.

Os pesquisadores descobriram que 73 por cento das mulheres que foram tratadas com acupuntura permaneceram livres de infecções durante seis meses após o tratamento contra 52 por cento daquelas que não foram submetidas às agulhas. Essa diferença é traduzida em um risco 50 por cento menor de sofrer outra infecção durante um período de 6 meses, relataram Alraek e colaboradores.

Alraek disse à Reuters Health que as pacientes tratadas com acupuntura mostraram uma redução de 50 por cento na urina retida na bexiga após a micção, enquanto os níveis de urina residual pareceram não sofrer alteração naquelas que não foram tratadas com acupuntura. A urina residual é um fator de risco para infecções recorrentes.

Consequentemente, o pesquisador sugeriu que a acupuntura pode tratar mulheres com infecções do trato urinário recorrentes por meio da redução dos níveis de urina residual. "A milenar teoria médica chinesa teria utilizado outros termos para descrever essa alteração", observou Alraek. "Uma possibilidade seria a melhor circulação do qi (energia) no baixo abdome".

Fonte: American Journal of Public Health 2002; 92: 1609-1611.

Nenhum comentário: