Quem sou eu

Minha foto
São Caetano do Sul, São Paulo, Brazil
Formado em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes - 1987. Possui Especialização em Acupuntura Chinesa pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) - 2010. Qualificado em Acupuntura Dermato Funcional pela EBRAMEC - 2008, Analgesia Local e Sistêmica por Acupuntura pela EBRAMEC - 2010. Reikiano nível III. Atua como ACUPUNTURISTA em Consultório próprio de Acupuntura Sistêmica e Estética na cidade de São Caetano do Sul, SP. Também atua em Análises Clínicas no Laboratório Municipal de Diadema.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Acupuntura: melhor na prevenção ou na cura.

Artigo de Marcos Hourneaux.

     Existem três situações clínicas em que a Acupuntura atua com ótimos resultados:
a - quando a patologia está em estado crônico, a técnica atua de forma extraordinária, pois muitas vezes o paciente se encontra em estado debilitado, os medicamentos alopáticos já não estão fazendo mais efeito e, nesses casos, sua aplicação atinge os resultados desejados.

b - nas situações agudas encontra-se uma vasta literatura documentando os extraordinários sucessos desta técnica, em hospitais chineses; porém, o Brasil não oferece condições de tratamento para estes casos, a não ser que não haja risco de morte.

c - em casos terminais, quando muitas vezes já não há muito o que fazer, mas mesmo assim o indivíduo pode encontrar alívio de sintomas físicos e emocionais com sua utilização.

      Porém, existe uma quarta situação clínica onde a Acupuntura é imbatível. Na situação preventiva, por meio de processos diagnósticos característicos da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), o profissional pode detectar, muitas vezes com grande antecedência, situações que poderão evoluir para uma condição clínica instável, podendo assim atuar de forma preventiva para minimizar a até interromper o processo. Poucas técnicas medicinais oferecem esta capacidade, já que a M.T.C. também prescreve dieta e exercícios específicos além de fitoterápicos para cada caso.

Fonte: Revista Merc News. Ed. 188. 03/2011



Nenhum comentário: